segunda-feira, 25 de abril de 2011

A feminilização no ambiente da pré-escola

A feminilização no ambiente da pré-escola.



Pre escola

             Mochila completa, tênis amarrado, uniforme colorido, lancheira na mão. O menino animado, sorridente, brinca com os objetos como se fossem caminhões encantados que carregam “seu mundo”: desde areia – agora proibida para não sujar sua roupa – aos heróis invisíveis que mudam de poderes tanto quanto mudam os objetos à frente. O homem-aranha, o super-homem, o super-sei-lá-o-quê são invocados e despachados conforme a necessidade, conforme a imaginação. O trator, pequeno demais para carregar qualquer coisa maior que uma moeda, é o mais poderoso e mágico ser fantástico nesse universo das coisas que aparecem e desaparecem, guerreiam e caminham juntas. A "Ferrari", materialização do sonho do pai, corre mais rápido que o X-Man. Mas é hora de sair do colorido do seu mundo de encantos para entrar no carro e partir para o seu primeiro dia de aula. Alguns brinquedos, heroicamente, conseguem permanecer ao seu lado enquanto o motor é acionado.

            Do outro lado, sorrisos maternos (às vezes paternos) tentam em vão esconder a dor de perceber que o filho será cuidado por outras mãos, talvez não tão carinhosas, talvez não tão compreensivas. A lembrança das notícias dos telejornais da noite cuidam de incrementar o sofrimento.

Fica comigo...

          Em meio a todos esses sentimentos conflitantes e a correria dos compromissos profissionais suspensos por uma longa e angustiante hora, a dupla sai de casa. Logo chegam à escola e as dúvidas insistem em ressurgir: elas, as professoras, se aproximam. Orientam a mãe quanto ao número da sala. Sorriem para o menino, perguntam seu nome, fazem-lhe carinhos. Tornam o ambiente acolhedor. Os medos da mãe se abrandam por seu filho, mas não desaparecem, pois observa outras crianças que choram, que esperneiam. Algumas correm para o parquinho, parece que já conhecem os melhores lugares, são "antigos" na casa.

          O menino, com olhar triste, diz: "mãe, fica comigo". Ela, por um instante, recebe dos céus a recompensa por anos de atenção, carinho, brigas, choros, sorrisos e sonhos. Não há nada no mundo mais significativo que esse olhar inocente cheio de dengos e de pequenos medos. O tempo parece parar. Ele a ama. A mãe, com um sorriso, diz que depois voltará para buscá-lo e que ele precisa ficar ali, pois as professoras são muito legais e há muitas crianças para brincar. Dos dois lados, lágrimas. As dela, contidas por enquanto.

Os super-heróis e a Ferrari precisam ficar em casa?

         Depois de alguns dias e choros, o menino já está acostumado com o novo ambiente. Corre para o parquinho. Esquece de dizer "tchau" à mãe. Tudo parece ter entrado em seus eixos como a vida deve ser. No entanto, algumas coisas ocultas jamais serão notadas. Não há na parede da sala nenhum trator. Algumas identificações com suas fantasias, brincadeiras e sonhos ficaram de lado. Os super-heróis ficaram em casa. Os incríveis poderes de aparecer e desaparecer, de voar, carregar e de erguer estão no quarto. Talvez estejam na sala de estar enquanto a mãe não tropeçar neles e os levar para a caixa dos brinquedos.

           A escola não parece ser lugar para essas coisas "tão violentas". Nas paredes das salas e dos corredores, com pequenas imperfeições na perspectiva dos desenhos, está o incrível mundo maravilhoso do açúcar cor-de-rosa. Tudo parece adocicado. Nuvens branquinhas sorrindo. Fadas voando com suas asinhas transparentes. Ursinhos de pelúcia e seus intermináveis sorrisinhos fofinhos. Uma infinidade de outros diminutivos. A doçura do acolhimento. A Ferrari, bem, o Rubinho que me perdoe, mas a Ferrari aqui na escola, nem em segundo lugar. Essa escola é das mulheres. A professora, a faxineira, a cantineira, a inspetora, a professora auxiliar, a de Artes, a de Música, a de Inglês, aquela outra mulher que cuida de não sei bem o quê. Todas mulheres. Quando um homem surge, é porque vem buscar alguma coisa, carregar alguma caixa. Trazer uma TV. Os olhares de todos os cantos o constrangem. Precisa sair logo, é quase um invasor.

Apenas para meninas?

O despertar dos símbolos e a reflexão


            Esse relato não é uma crítica, não é símbolo de nenhuma bandeira, de nenhum movimento. Não é o retrato de todas as escolas. Não serve para algumas pré-escolas das nossas cidades. É tão somente um convite à reflexão. Um despertar para que se acolham pequenos símbolos, pequenos detalhes que, com muito bom senso, possam representar ou servir de objetos de identificação da masculinidade dos pequenos "rubinhos" e dos pequenos "super-eu-consigo" e dos "X-sou-bom".

            A escola pode e deve acolher a masculinidade e a feminilidade presentes em todas as crianças, considerar, incentivar e despertar as diferenças. Pode e deve ressaltar o quanto são complementares, jamais excludentes. Deve criar um ambiente para permitir que, em cada criança, possa haver um equilíbrio maior entre as características humanas presentes neles e nelas, do acolher e do brigar, do empurrar e do abraçar, do lutar e do unir-se. Pois não são características pertencentes ao homem ou a mulher, mas a todo ser humano, homem e mulher, que incansavelmente precisam ser e estar no mundo e, de preferência, harmoniosamente juntos. São representações da busca pelo novo, da ousadia, do saber impor-se e do saber dizer não quando se quer dizer não, saber dizer sim quando realmente for a melhor resposta. Tais posturas frente ao mundo são frutos não do masculino ou do feminino, mas do equilíbrio entre eles. E são fundamentalmente necessários para futuros homens e mulheres conscientes de seus papéis na sociedade.

— Pai, na minha sala tem um tratorzão gigantão maior que esse daqui ó....

— Uau! que legal né, meu filho?

— É. Minha escola é bem legal.

             E a convivência harmoniosa do “mundo feminino” com o “mundo masculino”, possivelmente um e outro estereotipados num primeiro momento, servirá de solo fértil para o crescimento da convivência, da tolerância, do respeito e, principalmente, do aceitar-se e completar-se mutuamente.

Exercício das trocas entre meninos e meninas

          Mais tarde, homens e mulheres saberão respeitar os espaços e idiossincrasias de cada um, pois terão aprendido, desde muito cedo, que podem conviver em harmonia. Cada um saberá, com melhor propriedade, considerar internamente suas forças de ataque e de defesa, de acolhimento e de afastamento, de aceitar e rejeitar, e, principalmente, de ser íntegro, completo. Pois meninos e meninas carregam em si o masculino e o feminino que só se desenvolvem completa e saudavelmente no exercício das trocas. Muito provavelmente esse crescimento não será mérito da escola, mas, certamente, terá ocorrido com sua contribuição.



Harmonia Meninos e Meninas

(Revista Profissão Mestre. n. 52, janeiro, 2004, p.12-14.)

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante. Seus textos encontram-se no site www.marcosmeier.com.br e seus livros no www.kapok.com.br.

Elogie do Jeito Certo

              Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante[1]. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.


              O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” ... e outros elogios à capacidade de cada criança.

              O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!” ... e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

              Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

              As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

             A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

Elogie o Esforço

            No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

             Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.

             Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.

            Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

           Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.


Grande Educador - Marcos Meier


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Parque Barigui

Parque Barigui

Academia ao Ar Livre
            
           O Barigui é um dos maiores e o mais freqüentado parque de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui.


Belas àrvores


Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.

Parque

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jardim Botânico - Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
              O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.


Belo Jardim e atrás a Estufa

              A estufa abriga plantas características da mata atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19. Os paraenses vão adorar a estufa, pois no seu centro existem belos açaiceiros, fruto tipica do Pará.

            O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.



Aproveite o Jardim Botânico

          O Jardim Botânico é um dos mais belos cartões postais de Curitiba. Aproveitem e não deixe de visitar.

Museu da Estação - Paraná


Museu Ferroviario
                 Instalado na antiga estação ferroviária de Curitiba, o Museu Ferroviário expõe várias peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Hoje as instalações da estação fazem parte do Shopping Estação.



Replica da Maria Fumaça

           Não deixe de visitar o Museu. Ele está hoje dentro de um Shoping Center. Existe um belo acervo de itens da época da estação ferroviaria e replicas e maquetes de trens e sistemas viarios.


Acervo rico de Itens da Estação

Museu do Expedicionário - Paraná

Pracinhas no alto da Casa do Expedicionário.

       
               Museu do Expedicionário, criado em 1946, ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses.

               Possui farto material histórico, incluindo muitas ilustrações, mapas, livros e documentos da época. Estão expostos vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.

Avião do tipo P-46D Thunderbolt usado pela FAB na Segunda Guerra Mundial, expostos na  Praça do Expedicionário

              O Museu do Expedicionário é mantido pela Legião Paranaense do Expedicionário, órgão dos ex- combatentes que serviram na Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Grande Guerra.

Armamentos e Herois - Museu Expedicionário

           Na Praça do Expedicionário, local onde fica o museu, estão expostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt e outros equipamentos de guerra utilizados no conflito mundial.
Praça do Expedicionário
           Não deixe de visitar esse belo e historico lugar, feito com amor pelos próprios ex-combatentes e que guardar um pouco da coragem dos brasileiros na II guerra. Fato que infelizmente é esquecido da Maioria.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nova Acrópole - Curitiba

Sede da Nova Acrópole - Curitiba

               Acima de um portão de ferro de curvas barrocas, quem passa pela Rua General Carneiro, no Alto da XV, pode ler a inscrição “Nova Acrópole” em tipos em estilo grego, e se perguntar sobre o que se passa naquela imponente casa, pintada de verde recentemente, que costumava abrigar uma delegacia da Polícia Civil. Trata-se da nova sede da Associação Cultural Nova Acrópole de Curitiba, uma das 80 no Brasil (seis no Paraná), e mais uma entre as 380 do mundo inteiro, espalhadas por 53 países.

              A Nova Acrópole, organização sem fins lucrativos, tem au­­las de filosofia, artes marciais, ar­­tes visuais, dança e coral para seus 130 associados, que pagam uma quantia fixa por mês. “Temos uma linha bem eclética de estudo: olhamos para todas as culturas, tradições filosóficas e civilizações”, diz Natália Ramon, professora da Nova Acrópole e diretora da escola Giordano Bruno, que segue princípios da associação.

Decoração Clássica
                A decoração da casa reflete esse aspecto: uma sala, que homenageia faraós, tem um trono dourado adornado como no Egito Antigo; outra presta tributo à sociedade minoica (da ilha de Creta) e tem jardim interno, fonte de água, colunas mediterrâneas. Há, ainda, espalhadas pelo hall de entrada, réplicas de esculturas pré-colombianas, gregas, romanas, japonesas, chinesas.

                A associação foi fundada em 1957, mas, no Brasil, existe há 26 anos. Quem a trouxe para Curitiba foi o médico Vanderlei Gurgel, há 18 anos, mas o responsável hoje é o filósofo Talal Husseini. Como o diretor, todos na Nova Acrópole podem ser filósofos. “Mas exercemos a filosofia à maneira clássica, de uma maneira mais vivencial”, diz Natália. Os acropolitanos, como eles se denominam, trazem os pensamentos de grandes sábios para suas vidas. “São ferramentas para lidarmos com questões como vida e morte. O filósofo da Nova Acrópole vive muito feliz porque encontra um sentido”, afirma.


              Além de seus cursos pagos, uma vez por mês, a Nova Acrópole promove palestras abertas ao público. Na próxima semana, de segunda à sexta-feira, às 19h30, haverá palestras sobre o Bhagavad Gita, China, Índia e outros assuntos. Entrada Franca.

Serviço

Associação Cultural Nova Acrópole (Rua General Carneiro, 871), (41) 3362-5928. Funcionamento das 8 às 21 horas. informativopr@nova-acropole.org.br. http://www.nova-acropole.org.br/

terça-feira, 12 de abril de 2011

Felicidade, Alegria e Motivação: Como Conquistar e Manter

Um peregrino em pleno deserto, sedento, só consegue pensar em água. Observamos em nossa sociedade o mesmo fenômeno: as músicas só falam de amor, os comerciais oferecem liberdade, as religiões prometem felicidade. Em outras palavras, as pessoas estão sedentas de amor, de liberdade, de felicidade. E mesmo quando conseguem um pouco, não se mantêm no mesmo estado de ânimo por muito tempo.

Diria Tom Jobim: "Tristeza não tem fim... Felicidade sim. A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha tranqüila, depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor". Mesmo assim, todos continuam buscando a gota de orvalho do músico. É o drama humano de vislumbrar um horizonte belo, mas aparentemente sem alcance.

"Felizmente", o que a maioria pensa não é necessariamente o correto. A ignorância é mais comum que a sabedoria. Se a maioria pensa que a felicidade é impossível, não significa que realmente é. Ou melhor, se a maioria diz que sabe o que é felicidade, por que não a possui? Todos nós confundimos esta idéia com a alegria, a motivação, a euforia, o entusiasmo e até mesmo com um sorriso superficial. Felicidade é uma satisfação, uma ventura, e todos pensamos como algo perene. Queremos SER felizes, não ESTAR felizes.

Então o segredo é buscar Ser. O que somos? Seres humanos? A pergunta de William Shakespere, "Ser ou não ser?", é realmente A QUESTÃO! Se queremos ser felizes, temos que possuir a felicidade própria do ser humano. Podemos ter satisfações passageiras com prazeres físicos ou psicológicos, mas nunca nos sentimos saciados com eles. Sempre queremos mais. A mesma angústia do pobre que quer trocar seu carro velho é a angústia presente no rico, que não trocou seu iate. O desejo é insaciável. Um viciado em drogas de abuso nunca vai parar porque exagerou. Se não alimentamos nossa parte humana, morremos como homens e apenas "sobrevivemos" como animais. "A evolução é um refinamento de gosto", disse o sábio indiano Sri Ram.



Ser Feliz

Aristóteles, em seu livro "Ética a Nicômaco", fala que a felicidade humana é a vida dirigida pela virtude. E que a virtude é um esforço para ser melhor. Ser humano é estar em constante aprimoramento, saboreando o sucesso e aprendendo com os erros. Conquistar a condição humana é uma batalha interior. Mudar não é fácil, mas é útil. Não somos felizes e queremos ser. Então lute!


É muito difícil ser feliz com a mentalidade que possuímos. Somos o "Centro do Universo", as coisas devem ser ideais para nós, mas nós não precisamos cumprir nenhuma exigência ou ser útil para alguém. Somos apertadores de botões. Esperamos que o Governo faça algo para melhorar a educação ou saúde no País, enquanto ficamos sentados no sofá.

Podemos conseguir mil justificativas para não mudar, mas tudo é uma questão de motivação. Se te oferecem um milhão de dólares (repito US$ 1.000.000,00!!!) para acordar uma hora mais cedo que costume, você mudaria? Claro, porque todos acreditamos no valor do dinheiro. Acreditar implica em agir de acordo com a idéia. Se acreditamos que algo é venenoso, não vamos ingerir. Se acreditarmos que mudar pode nos trazer felicidade, mudaremos!

Podemos garantir nossa felicidade e alegria, de forma saudável, honesta e constante. Basta mudar a mentalidade.

"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam." - Confúcio

Autor: Hayward Salgado

Professor da Nova Acrópole de Brasilia.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Lanterna Verde

Caros Segue o novo triller do filme Lanterna Verde.......


No vídeo podemos ver Tomar-Re, Kilowog, Isamot Kol, Sinestro e uma série de outros lanternas verdes conhecidos de longa data das revistas da DC Comics. E, para a alegria de todos, o herói-protagonista Hal Jordan, interpretado por Ryan Reynolds, parece não ser o principal alívio cômico do longa, como fez parecer o primeiro trailer.




Lanterna Verde tem estreia prevista para 19 de agosto de 2011. Blake Lively, Tim Robbins, Peter Sarsgaard e Mark Strong estão no elenco. A direção é de Martin Campbell.


Lanterna Verde



Para Ver o Trailler Clique Aqui

Conhece-te e Conhecerás o Universo

Nova Turma Filosofia Prática

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Budismo e a Roda da Vida

             Em todas as antigas civilizações os símbolos foram considerados como portas que nos são abertas para o desconhecido, para uma compreensão intuitiva e para vivências que estão para além do que a nossa linguagem quotidiana expressa. Os símbolos são as pegadas do espírito, expressam as qualidades internas da Natureza. Cada um deles é um diamante com infinitas facetas, ou significados, e são a ferramenta indispensável para que a alma ascenda, degrau a degrau (símbolo a símbolo), àquilo que os místicos tibetanos chamariam «Luz que é Som, Som que é Luz - o Nirvana ou Espaço flamejante».




           Achamos os símbolos mais importantes do budismo na Escola Mahayana ou Grande Veículo, embora o Vajrayana ou Veículo de Diamante trate de fazer destes símbolos um instrumento de poder interno; e assim trabalha com eles em visualizações (mandalas), símbolos sonoros (mantras) e símbolos-gestos (mudras e danças rituais).


          Um dos símbolos mais importantes do Budismo Mahayana é a Roda da Vida e encontramo-la representada na entrada de quase todos os templos tibetanos. Nela estão representadas as correntes da existência fenomenal, Samsara, no seio da ilusão, Maya. Abraçando por completo a roda aparece um demônio de semblante pavo-roso. É Yama, o Senhor da Morte, que engole e dá nascimento, uma e outra vez, às criaturas dos seis modos de existência: deuses, demônios ou asuras, homens, animais, espectros esfomeados e moradores do inferno. Cada um deles é representado por um segmento da Roda, segundo se ilustra neste esquema.



A Roda da Vida


             Fora da Roda da Existência e da Dor encontra-se Buda, o Homem Verdadeiro e o Princípio da Iluminação, que assinala a outra Roda, muito mais bela, a Roda da Lei ou Roda do Dharma, de oito braços e que faz referência ao Nobre Caminho Óctuplo que pode libertar o Homem - só o Homem, segundo o Budismo, e não os outros cinco modos de existência - constituído por: opniões retas, intenções retas, palavras retas, conduta reta, meios de vida retos, esforço reto, atenção reta e concentração reta.

           Esta Roda simboliza, também, a Terra e a Roda do Karma que, segundo os seus próprios textos, mói de noite e mói de dia, pela qual transitam esforçadamente as almas de tudo quanto vive nela. O Buda é o Ser já livre das suas cadeias de sofrimento. Não podemos esquecer que em quase todas as civilizações antigas, a estrela de Oito Pontas representa Vénus.

           Tal como se indica no diagrama, no círculo mais exterior aparecem as Doze Nidanas, ou elos da cadeia, que arrastam para a existência e para a dor. Cada um dos elos, ou causas da existência, puxa por todos os outros, encerrando os seis tipos de seres vivos ou modos de existência. Todos os seres vivos giram sem cessar nos referidos estados de existência. No anel interior, o «d» do diagrama mostra como os seres sensíveis, como consequência do karma acumulado e das suas vitórias ou derrotas com o ego, se elevam ou caem na roda da vida, desde a condição de seres infernais à de um deus, desde a morada na luz divina - mesmo dentro da ilusão de samsara - até à descida na carne e no sangue dos seres vivos. No coração da roda de experiência e tortura, o egoísmo que a faz girar, é representado por:


1 - Um galo vermelho, símbolo da paixão e do sentido de posse.

2 - Um javali negro, os instintos obscuros e turvos.

3 - Uma serpente verde, emblema do ódio que envenena a vida.



              Estes três animais mordem mutuamente as suas caudas formando outro círculo, a avidez que leva ao ódio e este ao torpor e à obscuridade, que gera novos desejos... Constituem as causas - raiz (hetu) da existência não iluminada.

Quanto às causas, ou melhor, condições desta Roda da Dor, o círculo externo ensina, em doces imagens, os doze elos da cadeia. São as Doze Nidanas:

1 - A ignorância (avydia), simbolizada por uma mulher cega. A ignorância faz com que o homem erre na vida e que tenha uma imagem falsa do mundo e de si mesmo.

2 - A ação que trabalha e dá forma no plano da ilusão: samskara, representada por um oleiro. Pois é assim como modelamos o nosso carácter, o nosso destino, o karma, em definitivo. Com os nossos pensamentos, sentimentos e atos.

3 - Consciência (Vijnana), pois quando se abandona uma vida para entrar noutra é a consciência modelada que constitui o germen de um novo ser. Segundo os ensinamentos do Abidharma isto é válido não só de uma vida para a outra mas também de um dia para o seguinte e de um instante para o que lhe sucede. Está representada por um macaco que salta incansavelmente de ramo em ramo, pois assim dá mostra de uma consciência não educada, a que nos leva de uma ilusão para outra.

4 - O barqueiro é a personalidade: Nama-rupa, nome e forma. A forma é o barco e o nome o barqueiro. Ambos formam a personalidade que voga nas águas da ilusão, samsara. Em certas ocasiões aparecem dois barqueiros remando num mesmo barco para representar as relações entre o corpo e a mente.

5 - Os seis órgãos de sensação (chayadatana), que incluem os cinco sentidos e a mente. Faculdades que são como as janelas de uma casa através das quais percebemos o mundo exterior.

6 - Sparza, o sentido do tato, da nossa limitação no plano físico. É o contacto ou «chispa» que une os sentidos com o seu objecto e está representado como o primeiro encontro de dois namorados ou pelo olhar tentador de uma bela jovem.

7 - Vedana é a sensação, o resultado da união dos sentidos com aquilo que anseiam. Simbolizado por um homem atingido no olho por uma flecha. A flecha no olho não marca o carácter, mas sim a força da sensação e, talvez, as suas consequências dolorosas no futuro para aqueles que se deixam influenciar por ela.

8 - Mostra um bebedor que acaba o seu copo com avidez. É Trisna, a sede de viver. O amor, puro ou impuro; apego sensual aos objectos da vida comum ou amor pela humanidade de quem procura trabalhar pela sua libertação.

9 - Desta sede de viver surge o instinto de posse e conservação daquilo que desejamos, upadana, simbolizados por um macaco que recolhe frutos de uma árvore e os deposita num cesto.


10 - Bhava, que significa formação, é o agente kármico que conduz cada ser consciente a nascer num determinado modo de existência. Representado pela apaixonada união do homem e da mulher.

11 - Jaramarana, que significa o envelhecimento e a morte que nos acompanham minuto a minuto, tal como se vê aqui no homem que leva às costas um cadáver, envolto num sudário.

12 - Jati ou nascimento. A entrada na roda da existência representado por uma mulher grávida.


              Ensinam os sábios budistas que a figura monstruosa que aparece na Roda da Vida ainda que seja o senhor da morte, Yama, é um aspecto do Buda de Compaixão. Talvez seja, também, a própria Alma da Humanidade. Sendo que a referida Roda é, na realidade, um espelho que não faz refletir senão os nossos sentimentos, palavras e atos. É o egoísmo que torna nublada a imagem límpida que deveria aparecer em dito espelho, o superior de todos os espelhos, o da consciência. O espelho diante do qual cada um pronuncia o seu próprio veredito. Assim, o Primeiro Buda, Adi Buda, ou Luz Pura, reflete-se nos seis reinos da existência e a cada um deles aporta-lhes a salvação que necessitam dado o seu caráter. Não podemos esquecer que, ditos reinos vivem na mente humana, como presente, como passado ou como futuro. Vejamos que aspecto assume a Luz - uma salvadora em cada um destes reinos. É Avalokiteshvara, «o Senhor que olha desde o alto com bondade» que se submerge na roda da Dor para «salvar os infinitos seres». Conta a lenda que Avalokiteshvara, ao descer o olhar onipenetrante de sabedoria num mundo sofredor, sentiu uma compaixão tão profunda e foi tão ardente o seu desejo de conduzir todos os seres até à libertação que a sua cabeça estalou em múltiplas cabeças e do seu corpo saíram mil braços e mil mãos como uma aura radiante. E em cada uma das suas mãos abriu-se um olho, porque o seu impulso de compaixão também é de sabedoria. E o olho de Deus chega até ao coração da mais ínfima das existências.


1. No reino dos bem-aventurados deuses, Avalokiteshvara, ou o Buda, aparece com um alaúde, «para que os tons do Dharma despertem os deuses» e também para que não esqueçam que eles, que conhecem a medida de todas as coisas, não devem afastar-se da harmonia universal. É o Budha branco e o seu nome é «o Poderoso das Cem Bênçãos».



2. No reino dos furiosos Asuras ou Titãs, aparece com a espada em chamas. A ardente ânsia do Justo que combate a inércia e as forças do mal. Em vez de lutar pela conquista dos frutos da árvore que concede todos os desejos (Kalpataru), ensina-lhes o nobre combate para conseguir os frutos do conhecimento e libertar-se de todos os desejos. A espada flamejante é o símbolo da sabedoria que extingue a obscuridade da ignorância e rompe as ataduras da ilusão. É o Buda que ensina que o Nirvana não se mendiga, mas sim toma-se de assalto. O Buda dos Guerreiros, dos kchatryas que juraram defender os demais. É o Buda Verde e o seu nome é "Bem Heróico".


3. No mundo dos homens aparece como Buda Amarelo e o seu nome é «Leão do tronco dos Sakyas». Aparece em posição meditativa outorgando paz e segurança; como o sábio a quem todos podem expor as suas dúvidas e como o forte que a todos pode amparar. Em outros tankas aparece com bastão e bolsa de esmolas, como asceta. Ensina aqui que aquilo que é propriamente humano é ser filósofo, não apegar-se ao que nos rodeia. É o eterno peregrino que socorre os caminhantes e lhes ensina o caminho da libertação. Para o budismo, a salvação só é acessível a partir deste modo de existência e não desde outros, havendo que esperar encarnar como homem para que se abra a porta da libertação. O homem é um ser que escolhe e só o que escolhe e decide percorre o caminho, passo a passo. Como ensina o lama Angarika, o reino dos homens é o do esforço e da atividade consciente do seu fim.

4. É o reino dos espíritos sem repouso das paixões insatisfeitas, fantasmas num mundo de sombras. Aqui o Buda transporta um recipiente com objetos celestiais, inclusivamente com comida e bebida dos céus, o único que pode acalmar os que vivem neste inferno. Pois toda a outra comida e bebida converte-se em fogo, todo outro desejo satisfeito converte-se num desejo mais ardente ainda. É o Buda de cor de fumo, pois aos habitantes deste mundo custa-lhes discernir um Buda. E o seu nome é Dharmaraja, rei e guardião do Justo.

5. No reino dos animais transporta um livro. Pois é o conhecimento que liberta do medo próprio deste reino. O livro também representa a linguagem articulada e a capacidade de formular pensamentos que uniria as almas deste reino ao Dharma. O livro é também a cultura que faz deixar de ser bruto e ser escravo dos instintos. O Buda assume o nome do rei dos animais, «Leão indestrutível» e a sua cor é o azul.

6. No mundo dos pretas, ou demónios esfomeados, aparece como Buda vermelho e aparece sob o nome de «boca em chamas». A única coisa que pode alegrar a quem se acha nesta situação de contínua necessidade interior são as labaredas vermelhas da fé.

             O budismo ortodoxo considera estes seis reinos de existência como o «lugar» e estado de consciência em que encarnam as almas. Quer dizer, nesta vida pode-se encarnar como um homem e segundo o resultado dos seus méritos e deméritos pode-se fazê-lo como um deus ou como um animal ou, o que é pior, um espírito esfomeado na escuridão. No entanto intérpretes mais profundos destas doutrinas, como o Lama Chogyam Trungpa, fundador do movimento filosófico Shamballah, ou um século antes, H. P. Blavatsky, ensinaram que os referidos reinos são estados de consciência dentro da alma humana e, portanto, não são vidas sucessivas. Segundo estes sábios não existe involução para a consciência, sendo que esta avança sempre no seu caminho de perfeição, umas vezes livre e outras curvada sob o peso do karma. Quer dizer, a alma cada vez sabe mais, e é melhor, vida após vida, embora às vezes atravesse desertos e outros jardins. A alma humana, como muito bem expressara Platão no Fedro, já não pode converter-se num animal. Tanto no hinduísmo como no budismo filosófico, ditos «animais» representam estados psicológicos ou virtudes. Encarnar num elefante é símbolo de encarnar num futuro sábio; fazê-lo num tigre, num kchatrya ou guerreiro e assim com os restantes animais.
Buddha


             Assim, a alma humana move-se, projeta ou identifica-se com diferentes estados mais luminosos ou mais sombrios, identificados com estes 6 reinos da existência. E num só segundo poderia passar de um a outro. Existe uma morte e um renascimento em cada mutação da alma, em cada nova experiência verdadeiramente assimilada. E os distintos Budas que aparecem nesta Roda da Vida simbolizam a «chave da salvação» em cada um destes estados de consciência. Como já explicámos, se a consciência está num estado luminoso, deve manter a harmonia, se está num estado de «de deus de combate» (Asura), deve esforçar-se ardentemente numa acção que esteja dentro do Dharma, da Lei e não na perseguição de frutos egoístas. Se a consciência se encontra num estado «humano», deve ser filósofo, peregrino nas sendas da vida, tratando de ir sempre para a frente, procurando a verdade... E assim sucessivamente.
           Sou consciente de que um símbolo, quando é interpretado, exibe só uma sombra mental da quinta-essência luminosa que guarda, e que milhares de páginas não fariam senão afastar a leitor do ensinamento que um só símbolo pode fixar na alma. Mas também é certo que, sem ninguém que nos introduza no mundo maravilhoso dos símbolos, estes permanecem mudos... esperando.


José Carlos Fernández

Director da Nova Acrópole Portugal

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