O Egito sob o Olhar de Napoleão no Pará.
Deusa Nut |
Após passar por Brasília e Fortaleza, a exposição O Egito sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú chega ao Museu de Arte de Belém, no Pará. A mostra, que conta com a curadoria de Vagner Porto, acontece entre os dias 16 de maio e 10 de agosto de 2014.
Esfinge como foi encontrada pelos soldados de Napoleão. |
Organizada em cinco seções (Cartografia, Religião, Arquitetura, Egito Moderno e História Natural), a exposição traz gravuras, algumas com mais de 1 metro de altura, e uma seleção de 13 volumes da obra Description de l’Égypte – que descreve a expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte, reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu sobre o Egito antigo e moderno.
Vista interna - Templo de Tebas |
A mostra conta ainda com um dos exemplares produzidos por Dominique Vivant Denon, com a cronologia dos principais eventos da campanha napoleônica e 13 telas com imagens dos livros, que podem ser manuseadas pelos visitantes.
Ao percorrer essas fascinantes gravuras podemos ter duas boas percepções. A grandiosidade que foi o Egito, com seus monumentos e suas obras que até hoje nos causam a sensação de mistério e de não conseguir compreender em totalidade como eles conseguiram ser tão eficientes como civilização não apenas no aspecto físico mais moral e religioso. A outra impressão é o espanto de boa parte da comitiva de Napoleão não somente por encontrar tanto fascínio e precisão nas obras que nos restaram conhecer mas em especial, por sentir que um dia fomos grandes e que agora não passávamos de monumentos decaídos. A paixão com que foi desenhado e narrado essa aventura no Egito são realmente inspiradoras.
O Egito sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú
sexta 16 de maio a domingo 10 de agosto de 2014
terça a sexta, das 10h às 18h
sábado, domingo e feriados, das 10h às 21h
Museu de Arte de Belém
Praça D. Pedro II, s/nº – Cidade Velha – Belém – PA
agendamento de grupos: 91 3114-1028 – setor de gestão educacional
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário