sexta-feira, 30 de maio de 2014

A filosofia ontem e hoje

A filosofia ontem e hoje.

Por Delia Steinberg Guzmán
Diretora Internacional do Movimento Filosófico Nova Acrópole.


A filosofia tem sido representada muitas vezes pela imagem de uma mulher mais ou menos séria, altiva e bonita que gera ao seu redor sentimentos desencontrados: de atração e dificuldade, de anseio e admiração, desejo e recusa.

Talvez a culpa não seja de seu porte digno, nem de sua roupa, mas sim do texto que, às vezes, leva na mão, ao que muitos tacham de incompreensível ou inútil, por não responder às suas necessidades imediatas ou ao programa de vida diário. Tudo isso responde à realidade da Filosofia Antiga, ou é uma deformação gerada pela longa viagem que sua imagem realizou no tempo?


Perguntemo-nos: gostaríamos de ser feliz, não ter carências, ser fortes na adversidade, ser livres e bons? Gostaríamos de ter uma vida plena e perfeita, viver divinamente?


Pois tudo isso e muito mais são dons da sabedoria e a Filosofia é o amor à Sabedoria.


Acabamos de descobrir a pólvora mais uma vez, sabemos o que procuramos, mas a questão é: sabemos como encontrar? Porque desejar não é difícil, o difícil é encontrar, e será tão mais difícil se não colocarmos os meios, se não formos responsáveis com nossos desejos mais íntimos. O absurdo ou paradoxo humano mais freqüente é procurar algo e caminhar na direção contrária, assim é como nos perdermos, nos sentimos longe da meta, desorientados e sós.


E ainda nos perguntamos: essa sabedora ou vida perfeita e plena, está fora de nós? É algo que podemos conseguir? Não, não é possível! O fim mais nobre da vida não pode depender das circunstâncias, tem que depender de nós mesmos. Ao não poder controlar as circunstâncias nem os outros estaríamos nas mãos de nossa namorada, marido, pais, amigos, instituições, forças da natureza... O mundo teria que ser a nossa medida, e não, não é!


Ortega dizia (e muitos o escutaram): "Eu sou eu e minhas circunstâncias."


Façamos um simples esquema:


Circunstâncias ------- Eu

Dependência --------- Autonomia

Escravidão ----------- Liberdade

Sofrimento ---------- Felicidade

Mal ------------------- Bem

Ignorância ----------- Sabedoria


Caminho Filosófico


A Filosofia é o caminho que leva das circunstâncias ao Eu mesmo, da Ignorância à Sabedoria. Não é um instrumento, pois nasce no coração humano, não é exterior ao filósofo, é Amor (ou um desejo muito forte) que nasce no filósofo, não vem de fora, nem de Platão, nem de Sócrates, ou de Aristóteles, eles são somente um exemplo, algo que pode estimular-nos. A filosofia de cada um é seu Amor à perfeição da vida que é a Sabedoria. A Sabedoria está no Universo, mas nasce e se expressa no Sábio como um modelo, que pode ser seguido, mas não transferido.


A ignorância, entretanto, nasce de mim, da minha falta de Eu, de minha falta de ser. Logo, Como me aproximo da Sabedoria? Transformando-me pelo caminho do Amor à Sabedoria, pelo caminho da Filosofia. O instrumento sou eu, e me transformo servindo ao Amor, servindo à Filosofia. Aproximarmo-nos da Filosofia é aproximarmo-nos de nosso coração, de nossos desejos mais profundos, para a verdadeira meta da Vida. Nosso problema é, sobretudo, de atitude, de disposição equivocada e, também da falsa imagem do que é Filosofia.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Zodíaco - Aquário

Signos do Zodíaco – Aquário.

Há muito tempo haviam ciências ocultas ao homem comum, eram chamadas de ciências herméticas, dentre elas podemos citar a Alquimia, Yoga e a Astrologia.
Assim como as demais, a astrologia hoje acabou sendo banalizada e caindo no descrédito perante boa parte de nós ou na aceitação basicamente supersticiosa de muitos. Nosso objetivo aqui é rever em poucas linhas e sem muita profundidade porque como dizemos eram ciências para altos iniciados, a importância de uma parte da astrologia que chamamos de zodíaco, e em especial o signo de aquário.
Precisamos falar de aquário


          O Período de aquário vai de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.


Signo de Aquário e sua constelação.
            
Mitologia
                Na mitologia grega, o signo de aquário está ligado a Ganimedes, que era um belo pastor (em outros casos um príncipe) que Zeus o raptou para levar ao olimpo para servir aos deuses, o mesmo assumiu o lugar de Hebe que era a pessoa que servia aos deuses mais se tornou imortal.
                Zeus se encantou com a beleza do Jovem e se transformou em águia e raptou Ganimedes e o mesmo passou a servir aos deuses a ambrósia, preciosa bebida que conferia a imortalidade. No final Zeus transformou seu servo em imortal e na constelação de aquário para que seu pai pudesse vê-lo durante as noites.
Em outro mito temos Deucalião que era filho do Titã Prometeu e de Clímene. Zeus decidiu destruir a humanidade que estava decadente e degenerada, e mandou o dilúvio. Prometeu avisou Decalião que criou um arca e se salvou com sua esposa Pirra. Após terem parado no monte parnaso, foram ao oráculo de Delfos, onde fora instruídos a gerar a nova humanidade, dai eles se cobriram com véus e jogaram pedras por sobre os ombros, as pedras lançadas por Pirra se tornaram mulheres e as lançadas por Deucalião se tornaram homens, assim se tornaram pais de uma nova humanidade.
                Esses dois mitos mostram a característica de serviço e de se inspirar por ideais divinos e unificadores que é uma característica do aquariano.

Ganimedes servindo a Zeus em forma de Águia.

Rapto de Ganimedes.

Noé Grego - Deucalião.


Características.
Idealista e utópico. Possui a necessidade de sempre ir contra oque é apresentado para ele, pois entende que a verdade está para além das aparências, o homem de aquário que não entende essas características, acaba por acreditar que a humanidade não merece um voto de confiança e até procura se afastar da mesma, desenvolve a ironia e o sacarmos em especial por relações humanas como família e amizade. Gosta de ciências e das artes e busca sempre o conhecimento do que é misterioso. Um buscador e livre pensador por natureza.
O Signo de aquário é o único que tem como emblema um homem completo. Isso representa que o mesmo já recebeu a experiência de todos os demais signos, está transformando essa experiência em sabedoria, e vai jorrar para a humanidade essas ideias inovadoras e revolucionarias que serão vividas na próxima etapa em Peixes que é o último signo e representa a fraternidade, ou seja, todas as nossas experiências se foram convertidas em sabedoria vão mais nos aproximar do próximo e do que nos afastar dele. Isso representa aquário, um idealista que busca a fraternidade e quer vive-la, viver uma ideia superior, se sentir pensando fora da caixa, essa é a característica forte de aquário.




A Constelação.
Representação Feminina de Aquário.

Aquário é uma das doze constelações zodiacais. É uma das maiores e mais antigas constelações do céu, mas não contém estrelas muito brilhantes. Encontra-se numa região muitas vezes chamada de Mar devido à sua profusão de constelações de água tal como Cetus, Peixes, Erídano, etc. Por vezes, o rio Erídano (rio mítico que cruza o hades) é ilustrado como nascendo do pote de Aquário.
Contém a nebulosa da Hélice, a nebulosa planetária mais próxima da Terra.
Enxames de meteoros saem todos os anos dessa constelação. De 24 de Abril a 20 de Maio, tendo o seu pico por volta de 4 ou 5 de Maio, temos a chuva de estrelas vista apenas no Hemisfério Sul conhecida como Eta Aquarídeas. De 15 de Julho a 20 de Agosto, tendo o seu pico a 29 de Julho e 7 de Agosto, temos as Delta Aquarídeas.
Mais um simbolismo de aquário lançando sua canfora para os mortais em forma de belas estrelas cadentes.

Constelação de Aquário.
Autor Edmilton Furtado

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Renovação;


Em algum ponto, perdemos a alegria.
Hoje, é premente promovermos o reencontro...
e repassar de novo, ponto a ponto,
a rota que trilhamos algum dia.
Penso não ser difícil reencontrá-la,
pois ouço os ecos dos risos do passado,
rastros de nossos passos, lado a lado,
e as sombras vagas de tudo o que sonhamos.
Busca comigo, ao meu lado, vamos!
lembra que fomos simples, só aprendizes,
e, com tão pouco, fazíamos histórias,
e, com tão pouco, éramos felizes.
Fazíamos troça com as dificuldades,
lidávamos com a vida qual crianças,
pois eram tantas e tamanhas as esperanças
que nos faziam pairar além da idade.
“Se há dragões, nós venceremos todos;
todos os inimigos derrotados!
Se há irmãos, nós os encontraremos...
logo estarão todos sorrindo ao nosso lado.”
Hoje, eu te vejo e tu me vês: onde o sorriso?
onde a felicidade transbordante?
Qual o dragão, sutil e traiçoeiro,
roubou de nós o que já fomos antes?
Eu ouço, hoje, outros risos, outras vidas,
um outro coro de alegria e de esperança
que só reativa, enfim, nossas lembranças
e nos obriga a procurar uma saída.
Quem nos garante que não virá o dia
em que os sorrisos voltarão a ter um fim?
cabe encontrar, então, em ti e em mim,
uma resposta como garantia.
Recuperar nossa felicidade
por sermos o que somos, nada mais.
Abandonar as dores, folhas mortas,
deixar que os mortos descansem em paz.
Buscar a vibração ante a Verdade,
e a aceitação do que vimos em nós.
Marchar com as nossas falhas, nossos nós,
voltar a rir ante as dificuldades.
Sei que é possível, pois te amo demais,
e o nosso amor é indigesto aos dragões,
pois não há dores, perdas ou pressões
que me impeçam de ir aonde tu vás.
Algo em mim estará sempre contigo,
pois foi atado tão profundamente
que me permite, hoje mais que antes,
ter o direito de chamar-te “amigo”.
Eu sei, tu sabes de onde vem nossa união,
e esse Ser tornou-nos mesmo, mais que amigos,
pois que me fez reconhecer-te como irmão.
Por isso, vem , não hesita mais, marcha comigo,
porque é certo que existe um caminho.
Mas que é tão árduo sem tua presença,
sem tua alegria, trilhá-lo sozinho...
Se nos restou o Amor, há esperança,
temos um novo ponto de partida.
Reaquecê-lo com o fogo das lembranças
e confiar que, o resto, nos trará a Vida.


Sobre a autora: Professor Lúcia Helena Galvão.
Diretora da Nova Acrópole Brasil.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Primavera, símbolo de Renovação

Chegou a Primavera e, jovens ou não, esta data encerra para todos um sentimento de renovação e esperança. Assim, pelo menos durante um dia, imaginamos que as coisas hão-de florescer, que as coisas hão-de resultar melhores, que as coisas tendem para um futuro que tentamos vislumbrar feliz.
Mas este sentimento não passa desse dia, nem tão pouco os nossos esforços por fazer uma primavera do ano todo.
Filosofia-Estações-Primavera-2013
Qual homens amnésicos que tivessem perdido a memória de ler – ainda que tendo lido muito alguma vez – olhamos sem ver, e entendemos sem entender os ritmos da natureza. Uma pequena e escondida voz interior diz-nos que a Primavera não é somente uma das estações do ano, um momento entre tantos, mas que o reverdecer da natureza é uma mensagem, uma linguagem que nos quer transmitir algo, ainda que não saibamos o quê. Imitando, como só podem fazer os que não têm memória, vestimo-nos de claras cores, começamos a sentir o calor “psicologicamente”, e exteriorizamos umas ânsias de renovação que muitas vezes não vão além de uma boa limpeza geral na nossa habitação.
E aqui não é onde terminamos de entender a linguagem da natureza. É certo que ela se veste com novas roupas na Primavera. Mas ela veste-se todas as primaveras, ano atrás ano, inexoravelmente, com uma paciência infinita, quase sobre-humana. E na natureza, depois da primavera vem o verão, ou seja, depois da renovação das formas, vêm os frutos dessa renovação, a plasmação das ânsias de eclosão que no princípio foram apenas sementes…
No entanto nós, homens, continuamos curtos… Chegamos a perceber uma renovação, mas não a fazemos constante; não fazemos da evolução a nossa linha de conduta, e anos atrás anos, longe de deixar as nossas peles conscientemente, necessitamos do empurrão e dos embates da vida, às vezes por prazer, às vezes pela dor, às vezes por contemplar o calendário quando por fim é Primavera. Satisfazemo-nos com impulsos que morrem logo depois de nascer; bastam-nos lampejos de luz em vez de romper as trevas definitivamente; parece-nos que é suficiente a semente sem suspeitar sequer que ela já encerra em si a futura planta; e, quando muito, desejamos que a planta apareça da semente sem fazer nada por isso, sem a regar, sem a cuidar, sem posicioná-la para que receba os benéficos raios do sol.
Recordemos que na semente já está contido o seu fruto, e não cuidar da semente é um crime que atenta contra o fruto mais que contra ela mesma. Matar uma semente, negar-lhe o seu esforço, é como matar o futuro no presente. E sonhar com a árvore do futuro sem começar por cuidar de uma semente, é limitar-se ao plano dos devaneios sem utilidade alguma.
Hoje, na Primavera, é o momento. Hoje podemos escolher a semente da árvore do nosso futuro. Hoje podemos decidir como serão os ramos e as folhas que nos darão sombra amanhã. E para nós que queremos construir Acrópoles, cidades altas com almas elevadas, hoje é o momento de cultivar a semente que jaz latente em cada um de nós esperando a água bendita do conhecimento e da confiança.
Delia Steinberg Gúzman
Directora Internacional da Nova Acrópole

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Evolução do Wolverine.


A evolução visual do Wolverine

De carcaju amarelo a zumbi, conheça os estilos que marcaram a história do mutante

Natália Bridi ( Retirado do site do OMELETE)
24 de Julho de 2013

Para ser o melhor naquilo que faz, "mesmo que não seja nada agradável",
Wolverine já desfilou os mais variados figurinos. Inspirado pelos traços do
 carcaju - animal que vive em zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá
o visual do mutante criado por Len Wein, John Romita Herb Trimpe passou
por uma paleta de cores variadas, perdeu mangas e ganhou pelos ao longo do anos.
Logan também já apareceu disfarçado com um tapa-olho, perdeu uma mão, encarnou um dos Cavaleiros do Apocalipse e acabou aos pedaços como zumbi. Confira a evolução visual do Wolverine, nos quadrinhos, no cinema e na TV:
1974 - Uniforme Amarelo Original
Wolverine 1974Wolverine 1974
Na sua primeira aparição em The Incredible Hulk #180/ 181, o Wolverine, imaginado por John Romita e desenhado por Herb Trimpe, tinha uma máscara com o nariz preto e bigodes. Originalmente, Len Wein, o cocriador do personagem, pretendia que as garras fossem fixas nas luvas e não retráteis.
1975 - Uniforme Amarelo Clássico
Wolverine 1975Wolverine 1975
Wolverine se juntou aos X-Men em Giant-Size X-Men #1. Reza a lenda que Gil Kane errou a mão na hora de desenhar a máscara do Wolverine na capa, dando ao herói orelhas no estilo do Batman e olhos brancos. O desenhista Dave Cockrum teria gostado da mudança e adaptou as páginas internas da revista para incorporar o novo visual do mutante. O uniforme voltaria a ser usado na década de 90, nos quadrinhos e na série animada dos X-Men.
1977 - Unifome Fang
Wolverine 1977
Em Uncanny X-Men #107Dave Cockrum achou que seria divertido, no seu último trabalho na série, desenhar um uniforme que fosse dar trabalho para o próximo artista da HQ. Na história, depois que sua roupa é destruída, Wolverine rouba o uniforme de Fang, membro da Guarda Imperial Shi'ar. O uniforme amarelo e marrom com detalhes feitos de ossos e caveiras foi usado em apenas duas edições. Uma versão deste mesmo traje seria apareceria anos depois no corpo de X-23, a clone de Wolverine criada em 2003.
1980 - Uniforme Marrom
Wolverine 1980
John Byrne levou o seu próprio design ao uniforme do mutante em Uncanny X-Men #139. Um ano antes, o desenhista já havia removido as mangas do uniforme, deixando expostos os característicos pelos do carcaju. Com algumas variações, o uniforme seria usado por quase toda a década de 80, aparecendo em clássicos como Eu, Wolverine (a saga japonesa desenhada por Frank Miller e escrita por Chris Claremont em 1982, base para Wolverine - Imortal). O uniforme também aparece, com variações, na série Wolverine: Origins de 2006, criada por Daniel Way e Steve Dillon, e em animações como X-Men: Evolution.
1981 - Traje Civil
Wolverine 1981Wolverine 1981
No arco Dias de Um Futuro Esquecido, publicado em Uncanny X-Men #141Chris ClaremontJohn Byrne e Terry Austin mostram um Wolverine do futuro envelhecido por fios grisalhos e usando calça, camiseta e jaqueta de aviador.
1988 - Uniforme Negro
Wolverine 1988Wolverine 1988
Quando estreou a sua série mensal, Wolverine ganhou uma roupa preta e pintura facial de John Buscema. Porém, na Uncanny X-Men o mutante continuava com o uniforme marrom.
1989 - Caolho
Wolverine 1989Wolverine 1988
Em Wolverine Vol. 2 #4, Logan se torna o bartender Caolho e começa a trabalhar como agente secreto em Madripoor, a ilha asiática do universo Marvel. Um simples tapa-olho bastou para encobrir a verdadeira identidade do mutante.
1991 - Azul e Dourado
Wolverine 1991
Durante o arco desenhado por Jim Lee, a partir de Uncanny X-Men #275, os X-Men ganharam uniformes inspirados no figurino da formação original do time de mutantes. Wolverine voltou ao traje marrom para o lançamento de X-Men #1.
1991 - Arma X
Wolverine 1991Wolverine 1991
Na década de 90, os mistérios sobre Wolverine começaram a ser desvendados. Em Marvel Comics Presents #72, o mutante aparece pela primeira vez com o seu visual de rato de laboratório, com cabos e fios pelo corpo.
1992 - Amarelo Clássico II
Wolverine 1992Wolverine 1992
Depois da saída de Chris ClaramontJohn Byrne voltou a colaborar com Jim Lee, queanunciou orgulhoso a volta do "verdadeiro" uniforme. Na versão de Lee para o traje clássico, as orelhas foram alongadas e o cinto comum deu lugar ao tradicional X. Além dos quadrinhos, o uniforme de Lee também aparece em X-Men: The Animated Series.
1992 - Equipe X
Wolverine 1992Wolverine 1992
Em X-Men Vol. #5, Wolverine relembra a primeira vez em que enfrentou Omega Red ao lado de Dentes-de-Sabre (então Victor Creed) e Maverick, marcando a primeira aparição das forças especiais no universo X-Men. O uniforme consiste em uma roupa preta coberta de cintos e bolsos em amarelo. O time também aparece em X-Men Origens: Wolverine, com uma formação diferente (e sem os uniformes), e nas animações X-Men: Animated Series e Wolverine and the X-Men.
1994 - Garras de Osso
Wolverine 1994Wolverine 1994
Em X-Men #25, Magneto extrai o Adamantium do corpo de Wolverine, revelando que seus ossos estavam apenas cobertos pelo metal e que o mutante já havia nascido com as garras.
1995 - Era do Apocalipse
Wolverine 1995Wolverine Apocalipse
Quando Legião, o filho de Xavier, viaja no tempo e acidentalmente mata o próprio pai, ele transforma dramaticamente a realidade dos X-Men. Em um mundo dominado por Apocalipse, Logan passa a chamar a si mesmo de Arma X e usa uma uma variação vermelha e azul do uniforme amarelo clássico. A mudança mais significativa, porém, é a ausência da mão esquerda do mutante, desintegrada pelas rajadas ópticas de Ciclope. Ainda assim, o Wolverine maneta manteve as suas garras.
1996 - Selvagem
Wolverine 1996Wolverine Selvagem
Depois de passar quase dois anos com as garras de osso, os fãs estavam começando a ficar ansiosos pela volta do Adamantium. Em Wolverine #100, o mutante recebeu novamente o tratamento de metal, mas seu corpo rejeitou o material, criando uma versão selvagem de Logan. Algumas edições depois, ele passou a usar uma bandana para cobrir o rosto. O arco foi rejeitado pelos fãs e o visual foi prontamente abandonado.
2000 - Morte
Wolverine 2000Wolverine 2000
Durante o arco Apocalyse: Os Doze, Wolverine é capturado e transformado no Cavaleiro da Morte de Apocalipse. O traje azul tem traços medievais e é ornado por caveiras de demônios e uma capa vermelha. Uma espada serve de acessório.
2000 - Filmes
Wolverine 2000Wolverine 2000Wolverine 2003
A versão de Bryan Singer apresentou o mutante nas versões civil (com calça, camisa/regata e jaqueta de courou) e uniformizada (couro preto com detalhes amarelos), sempre sem a máscara. Os figurinos dos filmes seguintes - X-Men 2 e X-Men 3 - O Confronto Final - seguiram na mesma linha, com pequenas variações. Além das garras, que despontam das juntas e não da metade da mão, a maior diferença do carcaju cinematográfico em relação aos dos quadrinhos está na altura. O personagem passou de nanico, com o seu 1,60m, para o alto dos 1,90m de Hugh Jackman.
2000 - X-Men Evolution
Wolverine 2000
O uniforme da série animada tem como base o traje marrom e coloca Logan para salvar o dia de preto, laranja e botas longas.
2001 - Origem
Wolverine Origem
A minissérie criada por Paul Jenkins e Andy Kubert nos apresentou a James Howlett, o menino doente que passava seus dias de camisola no final de 1800 até que uma tragédia dá início a transformação do menino frágil no famoso mutante.
2001 - Ultimate
Wolverine 2001Wolverine 2001
Na versão da Marvel para os novos leitores, Wolverine adotou o amarelo e preto como cores.
2001 - Couro
Wolverine 2001Wolverine 2001
Gran Morrinson e Frank Quitely alinharam o visual dos quadrinhos com o filme em New X-Men #114, dando a Logan um uniforme de couro preto com detalhes em amarelo.
2002 - Evolution II
Wolverine 2002
A terceira temporada de X-Men:Evolution introduziu um novo traje, seguido a estética dos filmes: preto, amarelo e nada de máscara.
2003 - Ultimate II
Wolverine 2003Wolverine Ultimate
Wolverine ganhou uma variação do uniforme original do universo Ultimate, acrescentando mais detalhes ao traje.
2004 - Astonishing
Wolverine 2004Wolverine 2004
A versão de Joss Whedon e John Cassady representou um retorno ao visual original do mutante, com um traje azul e amarelo e a máscara com orelhas menores. Um uniforme parecido também aparece na animação Wolverine and the X-Men, de 2009.
2005 - Zumbi
Wolverien zumbiWolverine Zumbi
Na versão zumbi do universo Marvel, na Terra-2149, todos os heróis e vilões foram infectados com o vírus dos mortos-vivos. O visual consiste em um Wolverine sem fator de cura, perdendo os pedaços a cada conflito.
2008 - X-Force
Wolverine 2008Wolverine 2008
Apesar de manter o uniforme Astonishig, Wolverine também passou a usar um traje preto e cinza nas missões da X-Force.
2008 - Velho Logan
Wolverine 2008Wolverine 2008
Em Wolverine Vol. 3 #67, Mark Millar Steve McNiven se inspiraram em Clint Eastwood e Os Imperdoáveis para mostrar um Wolverine velho, com os cabelos curtos, em um futuro sem heróis. Aposentado, ele aceita soltar suas garras mais uma vez.
2009 - Origens
Wolverine 2009
Regata branca, calça e uma eventual jaqueta de couro formam o traje oficial de Wolverine no seu primeiro filme solo.
2011 - Anime
Wolverine 2011Wolverine  2011
Na versão para a animação japonesa da Marvel, Logan aparece em Marvel Anime: Wolverine com um visual civil, marcado por uma camisa/jaqueta vermelha (inspirado no visual do Wolverine Caolho de 1989). Já em Marvel Anime: X-Men, o mutante ganha um visual mais pesado em azul, preto e amarelo.
2013 - Imortal
Wolverine 2013
Para a versão cinematográfica da saga japonesa do herói, o diretor James Mangold preferiu dispensar o uniforme marrom dos quadrinhos, deixando Logan apenas de calça e sem camisa.

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