Esoterismo.

Oque é Esoterismo?

Quando falamos de esoterismo, logo deve saltar em nossa mente assuntos “extraordinários”, fantásticos e ligados a todo o tipo de conhecimento “oculto”. Em outros momentos vem à mente escritores como Paulo Coelho ou Dan Brown, salta aos nossos olhos sociedades secretas, cerimônias misteriosas, contato com seres invisíveis e toda a sorte de elementos e símbolos que deixam a nossa mente bem interessada e desperta.


Esoterismo?

            Mas afinal, oque é esoterismo?

Esoterismo vem de esotérico que por sua vez é uma palavra de origem grega esôterikos, que significa interno, em contraposição a exotérico (eksôteriko) que podemos traduzir como externo.

Quando os grandes sábios ensinavam como Pitágoras ou Platão, por exemplo, eles transmitiam certos conhecimentos aos seus discípulos diretos e o ao povo era ensinado de outra forma, era no fundo o mesmo conhecimento mais passado ao povo de uma forma indireta, através de símbolos e alegorias ou mesmo como regras morais. No decorrer dos séculos e em especial no século XIX, esse termo começou a receber a conotação que podemos resumir da seguinte maneira: “Todos os símbolos e conhecimentos não cristão e que não compactuem com a ciência atual, são considerados esotéricos”.

Voltando aos exemplos de Pitágoras e Platão (isso vale para todos os sábios como Cristo, por exemplo), eles ensinavam seus discípulos de forma direta e oral. Apesar dos diálogos platônicos podemos dizer que o ensinamento dado era direto, de mestre a discípulo e que procurava desvendar os mistérios que nos cercam como o tempo, a vida, a morte, porque sofremos ? Qual o papel da humanidade e como ser pleno? Ou seja estava totalmente ligada aos MISTÉRIOS (falaremos mais disso em nosso próximo post).
Conhecemos a nós mesmos?

Vejamos um exemplo a religião grega que em seu auge possuía uma enorme variedade de matizes que podemos classificar em dois grupos. Esotérico e exotérico.

Ao grupo exotérico podemos agrupar todas as crenças e festividades religiosas populares, tradições, jogos, procissões e atividades dos mais diversos tipos que estivessem ligadas ao sagrado. E ao esotérico era o coração de tudo, o motivo, a forma como o homem poderia participar dos mesmos eventos e se integrar a natureza e a divindade de forma mais profunda e vivencial, assim caminhando no sentido da iluminação.

 No caso da Grécia os sacerdotes eram iniciados nesses Mistérios e assim podiam guiar seus discípulos diretos e a população em geral para beber dessa mesma fonte de saber que os deuses haviam deixado.


                Convido vc a viajar conosco nesse tema tão profundo e interessante, que humildemente, iremos abordar em nosso blog procurando sempre o significado dos assuntos como astrologia, planos invisíveis, espíritos da natureza, símbolos e vários outros temas de forma em que podemos sim olhar de forma diferente e aprender a encontrar um pouco mais a nos mesmos através do esoterismo, pois afinal como vimos, o esoterismo era o caminho que através da vivência levava para os Mistérios, e existe Mistério maior nesse momento do que descobrir quem somos? Ou o sentido da nossa existência?
Mergulhar nos Mistérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

A Moça do Táxi – Uma amante de Belém

Belém completa seus 400 anos, e nada melhor do que reforçamos nosso amor pela cidade. Esse amor e carinho pela capital da Amazônia, podemo...