sábado, 17 de fevereiro de 2018

Giordano Bruno - Infinitos Mundos

Giordano Bruno - Mártir da Liberdade

Infinitos Mundos - Infinitos Sonhos

Giordano Bruno nasceu na Itália na cidade de Nola (próximo a Nápoles) em 1548 e seu nome de batismo era Felippo Bruno. Desde cedo, era um buscador de respostas e aos 13 anos começa seus estudos na escola do monastério São Domingos, local onde São Tomás de Aquino havia vivido e ensinado. Aos 17 anos ingressa na ordem dos pregadores, por onde se dedica por 10 anos, e se torna sacerdote e doutor em Teologia em 1575. Seus estudos foram direcionados aos ensinamentos de Aristóteles e Tomás de Aquino, que sustentavam a fé católica.

Agora, com o novo nome de Giordano Bruno, dado após a entrada no seminário, foi aos poucos chamando a atenção da hierarquia da igreja, pois criticava o modelo aristotélico de forma aberta e direta. Mesmo com o direcionamento da escolástica para Aristóteles e Tomás, Giordano buscou beber em outras fontes, como: Virgílio, Lucrécio, Cícero, Ovídio, Sêneca, Raimundo Lullio, Heráclito e Demóstenes. Porém as influências mais fortes vieram da Filosofia de Platão e Plotino, do conhecimento de Copérnico e do saber de Hermes Trimegisto, que era divulgado Marsílio Ficino.


Perseguido por defender ideias contrárias aos dogmas estabelecidos e de fazer isso de forma nada polida, Giordano se vê obrigado a sair do convento, começando sua vida de peregrinação pela Europa e desbravando a “era das trevas” com a luz da Sabedoria de Platão e Hermes.

Ao sair da Itália, deixou o hábito de monge. Começou a ganhar a vida revisando textos, mas devido a conflitos com um professor local, necessitou continuar emigrando. Seguiu por Suíça, Inglaterra, França, Alemanha e voltou à Veneza em 1592. Em Londres, dedicou-se a ensinar na Universidade de Oxford, onde ministrou aulas sobre a cosmologia de Nicolau Copérnico, atacando o sistema aristotélico. Depois de várias discursões, abandonou Oxford e rumou para a França, onde, em 1585, após um debate público em uma universidade, foi ridicularizado, atacado fisicamente e, por fim, expulso do país.

Retornou a Veneza por convite do Conde Giovanni Moncenigo, que estava interessado na sua arte da memória. Giordano se hospedou na casa do mesmo, mas o conde não ficou contente com o resultado, pois além de necessitar recuperar uma memória já debilitada, sua intenção era aplicar em seus negócios. Após discussão, Moncenigo trancou Bruno no sótão e chamou a santa inquisição. Giordano foi preso, e começaram assim seus 08 anos de martírio.

No ano seguinte, foi entregue a Santa Inquisição Romana, onde foi lançado nas masmorras e sujeito a torturas para quebrar suas convicções e assim negar o que ensinava. Essas tentativas de dobrar o filosofo duraram setes anos. Nesse período, ele se defendeu, e segundo os autos, sempre com mais convicção e argumentos lógicos, apesar de seu corpo se deteriorar cada vez mais. Bruno defendeu-se negando qualquer interesse pessoal em questões teológicas, reafirmando o caráter filosófico das suas afirmações. Foram-lhe dadas duas oportunidades para se retratar, mas ele não o fez. É então condenado a morrer na fogueira, o que acontece no dia 17 de fevereiro de 1600. Conta a história que, quando sua sentença foi lida, ele se dirigiu aos seus juízes dizendo: “talvez vocês, meus juízes, pronunciem esta sentença contra mim com maior medo do que eu ao ouvi-la”.


As Acusações

 Giordano foi acusado pelo santo oficio e abaixo, podemos ver a lista de “injúrias”  das quais fora acusado o Filósofo:

· Sustentar opiniões contrárias à fé católica e contestar seus ministros;
· Defender posições contra a Trindade, a divindade de Cristo;
· Defender posições contra a virgindade de Maria, mãe de Jesus;
· Defender posições contra a Transubstanciação (hóstia/Vinho que se transformam no corpo/sangue de Cristo na missa);
· Defender a existência de infinitos mundos e suas eternidades;
· Acreditar em metempsicose e na transmigração da alma;
· Envolvimento com magia e adivinhação.

Trechos de suas obras, que foram pontos-chave das acusações:

“A Alma do Universo é o Principio criador e constitutivo do mundo... Deus está em cada folha de erva, em cada grão de areia e em cada partícula que flutua no ar... A Mente universal encontra-se em todas as coisas, pois tudo o que existe, tanto a matéria como o espírito, é divino... A mesma força que se manifesta no espaço infinito vive também na menor de cada uma das partículas.Tanto o maior como o menor são uma mesma coisa, pois cada átomo é em si mesmo o espelho do universo inteiro...As coisas diferem entre si, unicamente em relação aos corpos através dos quais se manifestam, pois no fundo todas as coisas são uma mesma coisa. Dai que, se pudéssemos destruir um só átomo, poderíamos também destruir o Universo inteiro. São seus diferentes corpos, o que faz com que as almas pareçam superiores umas das outras. No fundo, todas as almas são uma mesma alma.”

“Só é feliz quem vê as coisas com os olhos da razão...Não são os sentidos senão a razão o princípio da verdade....O objetivo da vida é alcançar a verdadeira sabedoria, a verdadeira moral, a verdadeira justiça, a libertação de nossa unidade com Deus...”

Mártir da liberdade de expressão

Principais Ideias


Podemos resumir as ideias do Giordano Bruno nos seguintes itens:

· Existem outros mundos além do nosso. O universo está constituído por muitos mundos semelhantes à Terra, dessa forma, o nosso planeta não é o centro do universo;
· O universo é infinito no espaço e no tempo. De acordo com isto, a ideia de pontos fixos no espaço ou no tempo deve ser relativa a outros pontos considerados como fixos;
· Sua ética pode ser resumida na seguinte escala de valores: Verdade, prudência, sabedoria, a lei que regula o comportamento das pessoas e a força do espírito que é a virtude interior;
· Deus é o objeto de estudo da filosofia e para tal a Natureza (universo) é o grande laboratório;
· A memória como ferramenta para entender a multiplicidade do universo e sua unicidade.
  
Terra centro de Universo

 Influência Platônica


Bruno resgata a ideia de Platão sobre o universo e o entende como um grande ser vivo, onde cada elemento está conectado como as contas de um colar, e essa organização é fundamentada pelas ideias que são princípios eternos e imutáveis. Cada elemento do universo, por menor que seja, não passa de uma imitação ou sombra da realidade ideal que a direciona.

Nós, seres humanos, também seguimos esse ordenamento universal e nossas ideias não são eternas e imutáveis, mas são o reflexo, o fantasma das ideias que não se alteram. Mesmo sendo a sombra de algo imutável, através das ideias podemos chegar ao verdadeiro conhecimento se encontrarmos um método que consiga assimilar e compreender a complexidade da realidade. Esse método  deve ter a capacidade de entender essa estrutura universal ideal que sustenta todo universo.

Para o nolano, a memória é a ferramenta para entender a unicidade e a multiplicidade do universo.

A importância da Arte da Memória e da imaginação

A memória nos permite impedir que nossa mente se confunda com o grande número de coisas que existem no universo e com os conceitos e representações dessas coisas. Essas representações são sombras das ideias divinas e a memória serve para fixar em nossa mente essas imagens. Através de exercícios de memória podemos colocar em nossa mente um grande número de reflexos das coisas e das ideias divinas, o que torna mais sólida nossa capacidade intelectiva e mais eficaz nossa ação sobre o mundo. Para atingir esse objetivo é que Giordano Bruno foi grande estudioso e professor de mnemônica, que é o estudo de técnicas para facilitar a memorização.

A imaginação teria como função o entendimento do universo, pois não teríamos como entender o contato com o absoluto. Uma de suas citações nos ensina “A cogitação ou discurso natural, baseado em imagens das coisas, que é atividade racional ou intelectual, ou se dá em imagens ou não se dá em absoluto”. Temos a nossa capacidade racional, e devemos desenvolvê-la, mas para além da racional existe a capacidade intuitiva, que será a real iluminação. A razão e a imaginação devem ser desenvolvidas em conjunto e a luz da sabedoria poderá entrar na alma pelo caminho aberto através do esforço em desenvolver essas capacidades, então o ser humano poderá se iluminar pela intuição (capacidade acima da racional).

A imaginação será uma ferramenta de transformação do homem, uma ponte com os deuses. Essa linguagem se baseia em imagens de tipo emblemático, caracteres hieroglíficos, com inspiração tipicamente astrológica. As configurações celestes são como as letras de um livro que expressa os conceitos divinos. Essa linguagem é simbólica, que contrapõe a nossa linguagem convencional e “prática” que não tem uma preocupação com o conteúdo (hoje mais vazio ainda devido a decadência moral em que estamos como sociedade); através desses símbolos, Giordano oferece um despertar das forças ocultas em nosso ser (virtudes), que são capazes de mudar a nossa existência, restabelecendo a saúde moral e física - tudo isso séculos antes de Carl Jung.

A arte da memória terá como diferencial a criação de figuras geométricas e uso de hieróglifos, que era bastante estudado entre os apreciadores do hermetismo. Para Bruno, a memória pode ser benéfica ou maléfica, pode provocar contatos elevados e sagrados com o Divino, mas também com a loucura; por isso a necessidade de um mestre, para que esse conhecimento não seja esquecido pelas novas gerações. O conde Moncenigo, que traiu Bruno, queria usar essas artes para fins pessoais e econômicos. Somente o mestre poderá guiar o discípulo para que o mesmo não “abra portais” desconhecidos, pois o universo está codificado e os símbolos serão as chaves para abrir esses portais - obviamente, o mestre guiará para as entradas que elevarão o espirito ao plano inteligível e a realidade.

O sistema mnemónico de Giordano é universal e, assim como seu pensamento filosófico, pode abranger o todo assim como a parte (o indivíduo), sendo particular o discípulo deve construir o seu próprio sistema de acordo com a sua própria realidade, os seus símbolos, a sua visão subjetiva do mundo. O início começa na própria subjetividade do mundo, nossas referências serão num primeiro momento familiares, mas com o passar do tempo e da prática da arte, novas referências serão adquiridas. Uma imagem chamará a outra e assim sucessivamente, desde o natural ou material chegaremos ao celeste - e por que não? - além dele.
Esse sistema não foi elaborado unicamente para fixar qualquer tipo de coisas que tenhamos que memorizar (embora sirva para isso), mas integra todos os planos do homem e o eleva até o desconhecido; ou seja, possui um fim transcendente. O filósofo também usou decanos do Zodíaco, muito importantes na astrologia Egípicia, oferecendo um ponto seguro de partida e um norte claro a seguir.


Homenagem a Giordano Bruno - Itália

Sobre Deus e a Ética

Giordano Bruno sustenta ainda que o universo é infinito, e como infinito não tem um centro nem uma circunferência.

Em seus estudos sobre ética, coloca o cristianismo como responsável por inverter os valores morais de sua época. O cristianismo transformou a crença sem reflexão em sabedoria, a hipocrisia humana em conselho divino, a corrupção da lei natural em piedade religiosa, o estudo em loucura, a honra em riqueza, a dignidade em elegância, a prudência em malícia, a traição em sabedoria e a justiça em tirania.
Deus, para o filósofo, não pode ser conhecido pelas suas consequências nem por suas obras, da mesma forma que não podemos conhecer o escultor pela estátua. Não podemos conhecer Deus porque Ele está muito além da nossa capacidade intelectiva. O caminho mais digno para nos aproximarmos de Deus é através da sua revelação.

Mas Deus como objeto de estudos da filosofia é a própria natureza. E como natureza Deus é o motivo e a origem do universo. É motivo porque Ele é que define as coisas que formam o universo. E é origem porque é Ele quem dá a existência para as coisas do universo. Deus é o intelecto universal que anima, serve de base e governa o mundo.

Deus é uma força e não um velho de barba branca


Sentenças:
- Deus é tudo em tudo, mas não em cada parte.
- O tempo tudo tira e tudo dá; tudo transforma e nada destrói.
- Não existe satisfação sem tristeza.
- A poesia não nasce das regras.
- Somos a causa de nós mesmos.
- O universo é uno, infinito e imóvel.
- Os homens mais devotos e santos, um dia foram chamados de asnos.
- Não é a matéria que causa o pensamento, mas o pensamento que causa a matéria.
- O homem não tem limites, e um dia se dará conta disso e será livre, ainda neste mundo.
- O amor torna o velho louco e o jovem sábio.
- A ignorância é a mãe da felicidade.


A vida do mestre de Nola, nos mostra a importância de acreditar que a evolução do Homem e a divindade estão em todos os locais, e seguir isso na sua prática diária. O mesmo não voltou atrás em suas afirmações, até porque estavam certas e para os grandes mestres era uma máxima, hoje atribuída a H.P. Blavatsky: “Não há nada superior à verdade”.


Como Giordano sofreu o martírio por manter sua palavra nos ensinamentos dos grandes mestres e por tê-la a ensinado em quase toda a Europa, é considerado ao mártir da liberdade de expressão. Que possamos, assim como esse filósofo, olhar para o céu e ter a certeza de que existem infinitos mundos e que Deus está em todos eles, assim como está no coração.

Máxima

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