quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cotação humana está em alta

Há um conceito em economia chamado “custo de oportunidade”. Ele é definido como o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Exemplo: se um produtor tem a oportunidade de fabricar dois bens, A e B, e opta por A, ele está afirmando através dessa escolha que é mais vantajoso produzir A. Então, ele “paga” o custo de oportunidade de deixar de produzir B. Ou seja, o custo de oportunidade seria o preço a se pagar por ter escolhido outro caminho.




Mas o que isso tem a ver com Filosofia? Tem tudo a ver! Quantas vezes não nos vimos, no decorrer de nossas vidas, em frente a uma bifurcação, com caminhos que nos levarão a destinos diferentes? É nesses momentos em que vale a pena ponderar os valores de cada rota a ser traçada, o destino ao qual se chegará... Pois, no momento em que tomarmos nossa decisão, estamos afirmando: “este caminho que escolhi é mais fecundo, mais proveitoso, melhor do que o outro que deixei para trás”.


Felicidade

E isso vale também para as pequenas escolhas que fazemos no dia-a-dia: cumprimentar uma pessoa ou não? Descarregar nossos problemas no próximo, ou não deixar que eles nos afetem e oferecer um sorriso aos que nos rodeiam? Perdoar ou cultivar um sentimento de remorso? São essas pequenas escolhas que nos mostram o que valorizamos mais, e quais são os nossos “custos de oportunidade”. E não podemos perder qualquer oportunidade de construir um mundo novo e melhor.

Fonte: Retirado do Site http://www.acropole.org.br/

X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

X-MEN: Primeira Classe

Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman

Elenco: James McAvoy (Professor Xavier), Jason Flemyng (Azazel), Michael Fassbender (Magneto), Nicholas Hoult (Hank McCoy (Fera)), Edi Gathegi (Darwin), Bill Milner, Kevin Bacon, Lucas Till (Alexander Summers (Destrutor)), Caleb Landry Jones (Sean Cassidy (Banshee)), Álex González (Maré Selvagem), Jennifer Lawrence (Mística), Morgan Lily (Jovem Mística).

Sinopse: Conta a história do épico início da saga dos X-Men e sua relação com importantes eventos globais. Antes dos mutantes se revelarem ao mundo, e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr assumirem os nomes de Professor X e Magneto, havia dois jovens descobrindo seus poderes. Nada de arqui-inimigos: naquela época, eles eram amigos íntimos e trabalhavam juntos com outros mutantes (algo familiar, algo novo) para impedir uma Terceira Guerra entre as superpotências mundiais. Porém, nem todos tinham o mesmo ponto de vista e suas diferentes escolhas darão origem a dois grupos distintos, a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.


X-MEN: Primeira Classe
Confesso que como fã de Hq não estava nem um pouco satisfeito com a passagem dos herois mutantes pelas telonas. A Triologia X-Men e a Origem de Wolverine foram decepcionantes. Não pelo aspecto de produção ou por estar fora da cronólogia dos quadrinhos mas por esquecer a essencia dos personagens seus dramas e sonhos.

É justamente no Primeira Classe que finalmente fazem jus aos herois. Continuamos fora da cronologia (nada é perfeito) mas podemos ver que a essencia dos personagens e em especial da dupla principal Xavier e Magneto se mantem e direciona o filme do inicio ao fim. Uma verdade deve ser colocada aqui a dupla de roterista é a mesma do filme THOR, logo sabemos que esses profissionais tem a preocupação de manter o espirito dos herois e vilões acesos durante o filme.

Além de ser um filme que envolve do inicio ao fim podemos percebem bem a questão sobre quem vive um ideal que unifica e quem vive buscando vingança. Essa vai ser a grande diferença entre Xavier e Magneto, mas vamos ao filme.

Quando as primeiras imagens chegaram  na internet e mostraram os uniformes amarelos ( igual ao dos HQ) muitos pensavam que uma bomba estava vindo. Mas a direção deu o tom certo que além do roteiro envolvente com boas sequências de ação temos doses boas e sem exageros de humor e suspense.

Uma cena que me chama bem a atenção é no inicio do filme quando Erik Lehnsherr manifesta seus poderes e é chamada a sala do Vilão Sebastian Shaw (Bacon), na tomada temos um angulo que mostra os dois personagens e com Shaw ameaçando Erik. E ao virar a cena temos a mesma tomada mas do angulo contrario mostrando a sala como um todo, dai temos a visão real do perigo que o futuro magneto estava correndo e da personalidade de Shaw. Excelente.

personalidade Sombria


O roteiro ainda se torna mais envolvente por colocar os mutantes se envolvendo na guerra fria entre EUA e USS. Como pano de fundo para o climax do filme temos a crise de misseis, além de situar no tempo (1960) a aventura da uma dose bem interessante realidade a ficção.

O filme se desenvolve bem mostrando a duas infancias/Adolescencia dos personagens principais. Enquanto Xavier tinha o amor da familia e uma vida de prazeres e dedicação aos estudos, temos magneto em um campo de concentração e depois caçando os nazista que mataram sua familia.



Esse contra ponto entre os dois personagens que é levado do inicio ao fim da projeção da a tônica deste Primeira Classe. Vivido po James McAvoy temos um Charles Xavier que já demostra carisma e espirito de agregar pessoas. É Responsavel por mostrar a sensibilidade do personagen com humanos e mutantes. Duas cenas chamam a atenção quando chora ao ter acesso a uma lembrança de um membro da equipe a ainda agradeçe e quando se preocupa com um soldado humano atacado pela ira de magneto. Esse futuro professor Xavier foi bem construido mostrando o seu lado de idealista ao querer a coexistência pacifica entre humanos e mutantes apesar de seus próprios estudos mostram que na historia sempre houveram conflitos entre uma raça menos evoluida com sua substituta. Nos quadrinhos Xavier sabe disso e esse é o motivo da criação da escola para Jovens Superdotados, além de ser um lar para essa minoria desprezada é a fonte de educação para mostrar para sociedade que os mutantes podem contribuir com ela. No filme temos um Xavier alegre e preocupada com a Paz.

POr outro lado temos o bom ator Michael Fassbender, tendo a dificil tarefa de levar de forma mais viril um dos maiores vilões dos quarinhos e que foi interpretado pelo excelente Ian Mckellen na triologia X-MEN. Devo dizer que se saiu bem. Na verdade magneto não chega a ser um dos vilões clássicos dos quadrinhos, no sentido de querer dominar o mundo etc..... Não, ele apenas quer sua raça seja protegida e como teve a sua experiência de minoria como judeu em um campo de concentração sabe oque Homo Sapiens pode fazer quando é movido pelo preconceito. Essa falta de confiança na humanidade, que contrapoem com a esperança de Xavier gera bons dialogos no filme. Ao contrario dos filmes anteriores onde na maioria os dialogos não acrescentam nada, temos aqui como um ponto forte entre os dois personagens e ajuda a definir suas posições.

Mesmo Objetivo - Visões Diferentes


São essas caracteristicas que deixam o Primeira Classe como o melhor da série mutante, o respeito a essencia de seus personagens. Além dos dramas de xavier e Magneto ainda temos dos Personagens Mistica, Fera e Claro do Vilão Sebastian Shaw.


Kevin Bacon é Sebastian Shaw
Kevin Bacon dar uma energia bem interessante ao personagem desde o primeiro momento convence como um vilão excentrico e que realmente coloca em ameaça os herois. Como Chefe do clube do inferno usa sua influência para tentar iniciar a guerra nuclear que vai selecionar apenas os FILHOS DO ATOMO e levar a extinção os menos evoluidos. Com o Shaw de Bacon temos de volta os sim Vilões Clássicos com suas excentricidades, planos mirabolantes, ajudantes fantasticos e claro super poderes.

Divisão de Valores
Existe uma cena no final da moeda que mostra bem a divisão de valores e mentalidade entre Xavier e Magneto. A Moeda é acompanhada pela camera e no seu final de trajeto se sabe que a amizade entre os dois não existe mais. Esses dois personagens são interessantes a historia sempre nos traz aqueles que lutam pela igualdade e fraternidade entre as raças e aqueles que querem a supremacia da raça classificada como minoria em detrenimento (destruição) da maioria. temos nos próprio EUA dois persoagens que lembram Xavier e Magneto. Mather Luther King e Malcom X, enquanto o primeiro pregava que um ser humano deveria ser julgado pelo valor do seu carater e não pela cor da sua pele o outro defendia que a violência era uma forma de preservação.

Dentro de nós temos também essa divisão há momentos que entendemos a unidade entre todos e buscamos isso atraves da vida, do entusiasmo e da amizade, mas infelizmente existe momento em que focamos apenas em nossas dores e frustrações e acabamos aleijando essa nossa parte mais joven, sensivel e unificadora.

Ao sair do cinema ( ao contrario dos filmes anteriores) não sai com a impressão de que era um filme para efeitos especiais, visto que esse é um dos pontos fracos de First Class, mas de um entretenimento de qualidade é o melhor da serie mutante no cinema e espero que a continuação mantenha o charme do primeiro.

Leia Mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

A Moça do Táxi – Uma amante de Belém

Belém completa seus 400 anos, e nada melhor do que reforçamos nosso amor pela cidade. Esse amor e carinho pela capital da Amazônia, podemo...