terça-feira, 19 de abril de 2011

Nova Acrópole - Curitiba

Sede da Nova Acrópole - Curitiba

               Acima de um portão de ferro de curvas barrocas, quem passa pela Rua General Carneiro, no Alto da XV, pode ler a inscrição “Nova Acrópole” em tipos em estilo grego, e se perguntar sobre o que se passa naquela imponente casa, pintada de verde recentemente, que costumava abrigar uma delegacia da Polícia Civil. Trata-se da nova sede da Associação Cultural Nova Acrópole de Curitiba, uma das 80 no Brasil (seis no Paraná), e mais uma entre as 380 do mundo inteiro, espalhadas por 53 países.

              A Nova Acrópole, organização sem fins lucrativos, tem au­­las de filosofia, artes marciais, ar­­tes visuais, dança e coral para seus 130 associados, que pagam uma quantia fixa por mês. “Temos uma linha bem eclética de estudo: olhamos para todas as culturas, tradições filosóficas e civilizações”, diz Natália Ramon, professora da Nova Acrópole e diretora da escola Giordano Bruno, que segue princípios da associação.

Decoração Clássica
                A decoração da casa reflete esse aspecto: uma sala, que homenageia faraós, tem um trono dourado adornado como no Egito Antigo; outra presta tributo à sociedade minoica (da ilha de Creta) e tem jardim interno, fonte de água, colunas mediterrâneas. Há, ainda, espalhadas pelo hall de entrada, réplicas de esculturas pré-colombianas, gregas, romanas, japonesas, chinesas.

                A associação foi fundada em 1957, mas, no Brasil, existe há 26 anos. Quem a trouxe para Curitiba foi o médico Vanderlei Gurgel, há 18 anos, mas o responsável hoje é o filósofo Talal Husseini. Como o diretor, todos na Nova Acrópole podem ser filósofos. “Mas exercemos a filosofia à maneira clássica, de uma maneira mais vivencial”, diz Natália. Os acropolitanos, como eles se denominam, trazem os pensamentos de grandes sábios para suas vidas. “São ferramentas para lidarmos com questões como vida e morte. O filósofo da Nova Acrópole vive muito feliz porque encontra um sentido”, afirma.


              Além de seus cursos pagos, uma vez por mês, a Nova Acrópole promove palestras abertas ao público. Na próxima semana, de segunda à sexta-feira, às 19h30, haverá palestras sobre o Bhagavad Gita, China, Índia e outros assuntos. Entrada Franca.

Serviço

Associação Cultural Nova Acrópole (Rua General Carneiro, 871), (41) 3362-5928. Funcionamento das 8 às 21 horas. informativopr@nova-acropole.org.br. http://www.nova-acropole.org.br/

Um comentário:

  1. muitos belas as fotos da cidade de curitiba, a Nova acrópole é um palacio, magnifico.

    ResponderExcluir

Leia Mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

A Moça do Táxi – Uma amante de Belém

Belém completa seus 400 anos, e nada melhor do que reforçamos nosso amor pela cidade. Esse amor e carinho pela capital da Amazônia, podemo...