quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Simbolismo do Tarô Egípcio - Parte 01

O Mago.

Ele representa o eixo entre a Terra e o Céu. Com as duas mãos estabelece a ligação dessa polaridade: A mão direita segura o Cedro que estabelece o caminho que o liga ao anel de ouro do Céu, o poder uno, e com a mão esquerda aponta o cubo da Terra, representando a emanação do poder ativo. É o Eu chamado a criar.

Na cintura uma serpente enrolada morde a própria cauda. O Cinto, simbolicamente em várias ordens ao longo dos tempos representa o compromisso ou juramento, era para os iniciados símbolo da força e poder de que está investido, pois ao localizar-se na cintura marca o poder interior que une o triângulo divino da parte superior do corpo que se projeta poderoso sobre a matéria e o triângulo inferior que marca a verticalização ou espiritualização do mundo.

Tudo toma maior intensidade ao considerarmos a simbologia da serpente associada à iniciação que como o Ouroboros o liga à unidade do Universo.

A estrela que surge no céu, deixando um rasto, mostra o Caminho, tal como aparecia no início da obra alquímica, mostrando ao alquimista que estava no caminho certo da Obra.


Tarô - O Mago
 O Cubo simboliza o mundo material e no centro encontra-se o Ibis, Senhor da Inteligência, criador da escrita e das artes, que permite por isso conhecer o mundo e trabalhar no justo sentido do seu aperfeiçoamento. Ele é que devora os ovos do crocodilo que reina sobre o caos.

Sobre o cubo encontram-se três símbolos do Poder Interno, a tríade divina que dirige o quadrado ou cubo da matéria: A espada, símbolo da Vontade; a taça, como um Graal, simbolizando o Amor/Sabedoria; o pentagrama representando a verticalidade do Fogo da Inteligência. Correspondendo estes três elementos à fórmula iniciática do Poder: Querer, Saber e Ousar.

Idéias Chave: Princípio de tudo ou causa primeira; Posse de si mesmo; Poder interno; Iniciado; Poder criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

A Moça do Táxi – Uma amante de Belém

Belém completa seus 400 anos, e nada melhor do que reforçamos nosso amor pela cidade. Esse amor e carinho pela capital da Amazônia, podemo...