segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UFPA e Unopar clonam 10 touros

        O convênio de cooperação técnica na área de Biotecnologia da Reprodução, existente entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Norte do Paraná (Unopar), vem apresentando resultados bastante positivos. Até agora, já nasceram 10 clones de um touro da raça Girolando, chamado Irã, um conceituado reprodutor, que morreu no início de 2010. O 10º Irã nasceu no meio de mês de novembro, pesando 46,5 quilos. A equipe responsável pelo projeto é formada por pesquisadores da UFPA, Unopar e Universidade de São Paulo (USP).


        Segundo os professores Otávio Ohashi e Moysés Miranda, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA e coordenadores do projeto, a parceria entre a UFPA e a Unopar une: competência acadêmica, que é a experiência que a UFPA já possui sobre a produção in vitro de embrião e a clonagem; com a infra-estrutura da Unopar, que é a parte instrumental de laboratórios e equipamentos, para desenvolver tal procedimento científico. “Além dessa infraestrutura, a Unopar tem um rebanho muito bom em termos de bovinos, bem como uma Faculdade de Veterinária, que cuida desses animais”, destaca o professor Otávio Ohashi.

           O pesquisador explica ainda que o objetivo principal dessa parceria é a transferência de tecnologia. “Trata-se da soma de esforços de uma instituição pública com uma instituição privada, para que o conhecimento não fique restrito às estantes e prateleiras, destinadas à dissertações e teses, que falam de teorias, sem ter como colocá-las em prática, por falta de infraestrutura", diz ele.

          Por meio do projeto Fábrica de Clones, desde junho de 2010, já nasceram 13 bovinos clonados, entre machos e fêmeas. Irã é fruto de uma parte do projeto, resultante de 25 transferências de embriões clonados, que produziram nove nascimentos.
Boi Ira - Clonagem orientada pela UFPA

           Com a clonagem já implantada e funcionando, o próximo objetivo do projeto é o nascimento de um animal transgênico (modificado geneticamente). O Estudo visa a produção de proteínas de intresse humano no leite de vacas, por exemplo, possibilitando a produção em larga escala de fármacos para o tratamento de doenças humanas. Porém, este processo só começará a ocorrer em meados do ano que vem. (ASCOM UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

A Moça do Táxi – Uma amante de Belém

Belém completa seus 400 anos, e nada melhor do que reforçamos nosso amor pela cidade. Esse amor e carinho pela capital da Amazônia, podemo...